LIVRO MISSIONÁRIOS DA LUZ CAP. 8
Alexandre informou que teriam a seguir um trabalho relativo aos problemas de mediunidade e psiquismo a alguns amigos encarnados, queriam aproveitar os minutos de sono físico.
Esse grupo de estudantes terrestres já possui certa expressão numérica, falou Alexandre, no entanto falta ainda determinadas qualidade essenciais para funcionar com proveito, por isso é preciso formar companheiros de conhecimentos mais construtivos.
Para isso, criou-se um curso de esclarecimento para melhorar a situação, e disse, "nem todos sabem valer-se das horas de sono físico, para o incentivo de semelhantes aquisições, mas se alguns lavradores mais corajosos não se dispuserem a cultivar algumas sementes, a fim de iniciar-se mais tarde a cultura intensiva, jamais a comunidade ruralista alcançará a lavoura farta" contamos com mais de trezentos associados, no entanto apenas trinta e dois conseguem romper as teias inferiores das mais baixas sensações fisiológicas, para assimilarem nossas lições. E há noites que mesmo alguns desses, quebram compromissos assumidos atendendo a seduções comuns. Em compensação, as vezes temos comparecimento de companheiros fortuitos como ocorre nesta noite.
André Luiz pergunta se os irmãos que comparecem conservam a recordação integral dos estudos.
Alexandre diz: - ''Mais tarde, a experiência mostrará a você como é reduzida a capacidade sensorial. O homem eterno guarda a lembrança completa e conservará consigo todos os ensinamentos intensificando-os e valorizando-os, de acordo com o estado evolutivo. O homem físico, entretanto, escravo de limitações necessárias, não pode ir tão longe. O cérebro de carne de carne, pelas injunções a que o Espírito foi chamado a viver, é aparelho de potencial reduzido, dependendo muito da
iluminação do seu detentor, no que se refere a à fixação de determinadas bençãos divinas. Desse modo, no livro temporário das células cerebrais, é muito diferente nos discípulos entre si, variando de alma para alma. Entretanto cabe dizer que na memória de todos irmãos de boa vontade, permanecerá qualquer modo de beneficio, mesmo no período de vigília não consigam entender a origem. As aulas, são mensageiras de inexprimíveis utilidade práticas, despertando na Crosta depois delas os aprendizes experimentam alívio, repouso e esperança, novos valores educativos, guardarão na essência o que ouviram, sentindo-se revigorados, de inexplicável maneira não só na luta diária, mas ao beneficiar o próximo no combate as imperfeições. Seus pensamento tornam-se claros e os senttimentos mais elevados, e as preces mais respeitosas e produtivas.
Ao final André Luiz lastima a ausencia dos irmãos ausentes, como seria bom trezentas pessoas para fins santificantes respondeu Alexandre: - Toda elevação representa uma subida, e toda subida pede esforço de ascensão. Se nossos amigos não aproveitam suas forças e menosprezam os seus próprios direitos divinos por olvidarem ou detestarem os sagrados deveres que o Pai lhes confiou, como operar por eles, Se constitui lei primordial da vida a realização divina e eterna para cada um de nós?
Chegando a uma insituição espiritista. André Luiz achou interessante a necessidadede um ambiente doméstico para instrução de encarnados.
- Sim voce pode esquecer que grandes ensinamentos do próprio Mestre foram ministrados no seio da família. A primeira instituição do Cristianismo foi o lar pobre de Simão Pedro, em Cafarnaum. Depois numa festa de nupcias no aconchego do lar, a última reunião com os discípulos deu-se em um cenáculo doméstico.
Por isso mesmo, André no futuro da Humanidade os templos materiais do Cristianismo estarão transformados em igrejas-escolas, igrejas-orfanatos, igrejas-hospitais, onde a criança encontre arrimo e esclarecimento, o jovem preparação do caráter e do sentimento, o doente o remédio salutar, o ignorante a luz, o velho o amparo e a esprança.
A tarefa estava em vias de começar e faltavam dois companheiros que faziam parte do grupo dos encarnados, Alexandre pediu a um colaborador verificar o que havia acontecido, e ele pergunta: - Caso estejam sob influência de entidades criminosas, como devo proceder?
_ Deixá-los-á, então onde estiverem - disse o instrutor, o momento não comporta conversações que se prendem deliberadamente ao plano inferior. Ao témino do trabalho voce mesmo tome as decisões necessárias.
A caminho Sertório explicava a André que quando estamos encarnados, na Crosta, não temos bastante consciência dos serviços realizados durante o sono físico, porém esses trabalhos são inexprimíveis e extensos. por isso a importância do preparo diante de tarefa tão significante, conseguiriam conquistas mais brilhantes, infelizmente a maioria se vale inconscientemente do repouso noturno para ir em busca de emoções frívolas ou menos dignas, por falta de educação espiritual. E diz ainda que entre os aprendizes de cursos avançdos do Espiritualismo ocorre os mesmos enganos, quantos pregam a Verdade, sem aderirem intimamente a ela? quantos repetem fórmulas de espereança e paz, desesperando e perseguindo, no fundo do coração?
*** Leia com atenção sobre chamados e escolhidos nesa página
Em instantes estavam no quarto de Vieira, o corpo físico parcialmente ligado ao perispiritual, ao seu lado uma entidade trajando vestes negras, o adomercido parecia em profundo pavor, gritos escapavam-lhe da garganta. Ele havia atraído o visitante até lá.
O desencarnado e Vieira eram velhos conhecidos, e o amigo em conversa familiar, o acusou de injúrias que o mesmo não havia cometido e ele estava lá para prestar esclarecimentos, no momento de sono físico de Vieira em virtude disso, sentia-se apavorado, Sertório determinou: _ Vieira não poderá comparecer esta noite aos trabalhos.
Em seguida estavámos visitando Marcondes, estava ali mesmo, parcialmente desligado do corpo físico, não se encontrava com impressão de pavor, revelava posiçãode relaxamento, como acontece aos viciados do ópio. Encontrava-se rodeado por tres entidades femininas de expressão e atitudes menos edificantes, vendo-nos o dono do apartamento surpreendeu-se, levantou-se envergonhado, e começou a se explicar com dificuldade, sentia-se humilhado e triste com a situação, porém as entidades eram da pior espécie possível das regiões das sombras.
Sertório pergunta a Marcondes que contas dará do amigo?
Ele dz:- como é difícil manter o coração nos caminhos retos! não sei como isso aconteceu, não posso explicar-me.
Sim, Marcondes. Cada qual escolhe as companhias que prefere. André Luiz sentia o coração oprimido pelos irmãos que perderam a oportunidade denovos aprendizados naquela noite, então Sertório concluiu: - Conserve seu sentimento, que é sagrado; não se arrisque, porém a sentimentalismo doentio. Esteja tranquilo quanto à assitência, que não lhes faltará no momento oportuno; não se esqueça, porém, de que se eles mesmos algemaram o coração em semelhantes cárceres, é natural que adquiram alguma experiência proveitosa à custa do próprio desapontamento.
Comentários
Postar um comentário