EVANGELHO DE 14/05/2015 - OS INIMIGOS DESENCARNADOS CAP. XII
"O espírita tem ainda outros motivos de indulgência para com seus inimigos. Sabe ele, primeiro, que a maldade não é o estado permanente dos homens; que ela se deve a uma imperfeição momentânea, e que, do mesmo modo que a criança se corrige dos seus defeitos, o homem maureconhecerá um dia seus erros e se tornará bom."
Em primeiro lugar vem os inimigos desencarnados e vamos refletir quem são esses inimigos desencarnados e qual é o objetivo, porque existem esses inimigos, se assim podemos chamá-los de inimigos que na verdade são nossos amigos, porque somos irmãos, filhos mesmo tendo nossos desafetos somos filhos mesmo Pai criador, criados por Ele na mesma forma, no mesmo segmento, como podemos chama-los de inimigos? não nos cabe chamá-los assim inimigos é somente uma palavra, são nossos desafetos, mas porque desafetos? porque um dia causamos isso, somos responsáveis pelos desafetos, se eles desencarnaram desse modo, foi porque nós não procuramos fazer com que se tornassem nossos amigos novamente, porque se em algum momento dizemos algo que prejudique nosso próximo, e ele se irritar conosco e partir dessa forma, sem haver uma reconciliação, então esse desafeto, já passado para o mundo espiritual, pensa-se que se libertou dele, esse não vai me prejudicar mais, engano, um grande engano aí é que está, pois fica-se algemado, preso a esse que partiu, sem o perdão e o que ficou vai se aventurar a reconciliação, para que ele te perdoe e te deixe em paz . E se ele não aceitar, se estão em desafeto, mas foi ele que me prejudicou! Quando eu estava lá ele não perdoou, sequer me desculpou, e agora? Desse lado tenho mais facilidade, conheço aqui, conheço o coração dele, não perdoa, é com ele que eu vou ficar, vou participar das suas ações .
Aí é que se encontra o proccesso de obsessão, me perdoe, mas até chegar esse ponto quantas vezes ele já esteve ao seu lado, já te atrapalhou, te "prejudicou", porque a tentativa de uma palavra tem um significado vingança, não existe vingança, quando voce tenta agir com sentimento de vigança, voce prejudica, se prejudica e a todos que estão à sua volta, tanto de um lado, como de outro o sofrimento é em dobro, o sofrimento é pior quando se vinga, tornam-se casos muito complicados, é extensa ação que se toma, prejudica famílias de geração à geração, e o desafeto se torna ódio, é mais difícil para voce se iluminar, baixar orgulho e o egoísmo, a consertar as suas imperfeições, até lá muito sofrimento já foi, então precisamos ser amigos, não somos inimigos, não somos desafetos, se aquele for menos esclarecido eu, devo ter um pouco mais de paciência, pois estamos no mesmo aprendizado, se errei me perdoe, estamos aqui para aprender, estamos juntos vamos abrir os nossos corações para que isso não continue, para que uma palavra mal dita não se torne um peso de séculos, então que podemos fazer? nos abrir para o conhecimento estudarmos perdoarmos.
Para chegar o nosso perdão, somente com o sonhecimentos do nosso Pai criador, porque somente seu amor, ensinamentos é que nos levarão a esse pensamento de perdão, a cultivar em nós esse perdão, esse amor. Contudo os desencarnados que são nossos inimigos, serão nossos amigos, para isso que devemos fazer? Como retornar a situação de amizade, carinho, amor, confiança, enfim o mesmo sentimento que tínhamos quando encarnados? O que fazer? é mudar nosso coração, é a única forma nos unirmos aos nossos desafetos, nos modificarmos,não são eles que têm que mudar, e sim nós, enquanto não tivermos consciência do nosso orgulho e egoísmo e deixarmos as imperfeições falar mais alto, criaremos situações difíceis, e somente corrigindo essas imperfeições, e lutando que vamos conseguir fazer com que esse desafeto torne-se amigo - irmão, ao ponto de dizer: - "olha meu amigo eu me arrependi de ter te prejudicado assim como voce se arrependeu, eu vou seguir o meu caminho, como voce o seu e vou dizer Deus te abençõe no seu caminhar, que eu vou seguir meu caminho na luz, e eu vou continuar no meu estudo , meu conhecimento buscando a minha paz interior, somente dessa forma corrigindo as nossas imperfeições, modificando as nossas atitudes, nos transformando, fazendo a nossa reforma intima, somente assim, porque durante esse processo, tornará assim o nosso coração, porque essa limpeza fará com que nos liguemos a luz", ao nosso Pai grandioso, fazendo nos aproximar um pouquinho Dele, pedindo a proteção e Ele nos dirá, voce está se modificando, vou te abençoar para que voce se melhore cada vez mais, e vai aumentar nossa fé, nosso amor, é com esse amor que vamos amar nossos inimigos, com o amor do Pai, com o nosso amor, nessa união e para ter esse amor dentro de nós, esse amor universal, maravilhoso, incondicional que o nosso Pai criador tem é só corrigindo as nossas imperfeições, porque não adianta dizer "eu amo", mas as imperfeições lá estão, "eu amo muito, mas pisou no meudedinho"já tem uma palavrinha, então o meu irmão não mudou nada, como posso perdoá-lo, como vou ser amigo de uma pessoa que não muda! Não tem coração para o perdão, não podemos ser amigos novamente portanto para que não haja desafetos nem inimigos desencarnados, precisamos melhorar, precisamos nos purificar, expulsar de nós essas imperfeições e o pior deles é o egoísmo, o orgulho, a vaidade, a ambição desmedida.
Somente assim teremos o amor incondicional de nosso Pai e teremos nossos inimigos como amigos, como irmãos. Não há coração tão perverso que não seja tocado de bons procedimentos, mesmo inconscientemente. Aquele que nos observa percebe o nosso estado de alma e dependendo torna-se irritadiço e pensa: ele está se modificando, reza, faz caridade, e eu? estou ficando para trás, tudo vai da nossa mudança, de novas atitudes e assim vamos modificando esse quadro doloroso de nossas vidas e pensamos que o desencarnado está tão longe, não está, está bem perto em volta do planeta Terra, não existe distância, tem mais facilidade do que se imagina, não posso fugir, tenho que pedir perdão, quero me melhorar, de verdade, porque ele conhece nosso coração e vai nos vigiar e caminhar conosco, e saber se estamos fazendo o certo, se nos modificamos realmente ouse é só da boca para fora, e esses desafetos têm a condição de transformar aqueles a quem muito amamos em nossos desafetos também.
Amo tanto meu filho, mas ele tem estado muito diferente, que nosso relacionamento anda muito difícil, por que será? Criei, vi crescer, somos amigos, e agora ele se encontra em uma condição
de nem nos falarmos? É a maior dor no coração de uma mãe, mal sabe ela que esse sentimento, por
vezes é aquele desafeto que algum dia, talvez por uma palavra ou atitude tenha deixado passar, ela pode não se lembrar disso, mas aquele que desencarnou com mágoa, o instinto de vingança, é usado para que ela sofra, pense e reflita o por quê a situação causou um efeito avesso no outro não nela porque o outro é quem sofre. A maior dor é ver seu ente amado sofrendo, portanto, precisamos nos colocar no lugar do outro. É assim começamos a nos modificarmos interiormente, é assim que começamos a não querer o mal para os outros , assim vamos tendo a consciência de quando fazemos o mal ou prejudicamos a alguém e nos colocamos na posição de pedir perdão, corrigir o erro e restaurar a paz porque somos criados pelo mesmo Pai, todos irmãos, criaturas Dele, ninguém melhor que ninguém, se buscarmos todo amor que tivermos em nós se extinguirá todo o desafeto e não levaremos para o plano espiritual inimigos e sim levaremos apenas amigos, sem sofrimentos de nenhum lado, é assim que vamos conquistando a transformação do planeta e a nossa.
O Espiritismo veio provar que esses demônios não são outros senão as almas de homens perversos que não se despojaram ainda dos instintos materiais ; que não se pode apazigua-los senão pelo sacrifício de seu ódio, quer dizer, pela caridade; que a caridade não tem apenas por efeito impedi-los de fazer o mal, mas de os conduzir no caminho do bem, e de contribuir para sua salvação.
È assim que a máxima amai vossos inimigos, não está circunscrita aocírculo estreito da Terra e da vida presente, mas se integra na grande lei de solidariedade e da fraternidade universais.
Comentários
Postar um comentário