NÃO VOS AFADIGUEIS PELA POSSE DO OURO:
"Não vos inquieteis pela posse do ouro, nem da prata, ou de outra moeda em vossa bolsa. Não prepareis nem um saco para o vosso caminho, nem duas roupas, nem sapatos, nem bastão, porque aquele que trabalha merece ser alimentado.”Jesus disse aos seus apóstolos, ao enviá-lo a anunciar a boa nova pela primeira vez...Ao entrardes na casa, saudai-a, dizendo: Que a paz esteja nessa casa.E se aquela casa na realidade o merecer, virá sobre ela a vossa paz; e se não o merecer, tornará para vós a vossa paz.Se alguém não quiser vos receber, nem vos escutar, ao sair para fora da casa, ou da cidade, sacudi o pó de vossos pés. Em verdade eu vos digo, no dia do julgamento Sodoma e de Gomorra, serão tratadas com menos rigor do que essa cidade.. " (Mateus, X: 9-15)
Meus Irmãos eu lhes pergunto:
O dinheiro traz a felicidade?
E eu respondo: depende o que você for fazer com ele!
O verbo afadigar significa se apressar, ou se inquietar, e no sentido
proposto pelo Evangelho trata-se de um alerta do mestre Jesus para que possamos
conter a nossa ansiedade pela conquista. Nós devemos fazer uma busca
consciente, tranquila, e sem perder a paz.
Nós não devemos perder a dignidade, nem tão pouco, a nossa saúde em
busca do ouro!
Este trecho do Evangelho nos remete para o Evangelho de Mateus X:9-15 :
"Não prepareis nenhum saco para o caminho, nem duas roupas, nem
sapatos, nem bastão, porque aquele que trabalha merece ser alimentado".
Jesus envia os apóstolos para pregarem a boa nova sem nada! Sem provisão
alguma!
O mestre enviou aqueles apóstolos para pregar em seu nome apenas com a
roupa do corpo, a coragem, e a vontade de pregar em seu nome! E por conta da fé, as provisões nunca lhe faltaram!
Neste contexto, o que o mestre Jesus queria transmitir era que todos nós
devemos confiar na providência divina!
Era costume na época de Jesus (tradição e Lei) receber os viajantes nas
casas, e em muitas vezes o anfitrião não estava preocupado com aquilo que o
hóspede queria dizer, mas tão somente com aquilo que ele possuía, e neste
contexto o mestre Jesus advertiu para que não sejamos reconhecidos pelo ouro ou
pelos títulos que carregamos, pois assim seremos reconhecidos apenas pelas
aparências, e não pela nossa essência! Da mesma forma, o mestre recomendou:
procure ver quem está te recebendo, se realmente esta pessoa está preocupada e
ouvir as palavras da Boa Nova, pois as vezes, ele te receberá apenas por
convenção, as vezes te receberá por normas, mas ele está preocupado realmente
nas aparências, ou preocupado em ter o ouro que você carrega (para este, as
palavras que tratam do mundo imaterial não fará efeito nenhum) !
O mestre Jesus Cristo não proíbe a pessoa de ter posses materiais, e o
condão desta lição também é o de desenvolver o equilíbrio na posse das coisas
materiais! Nós devemos dosar a busca, e o desejo de possuir as coisas
materiais.
Outra discussão que acaba vindo é o de trabalhar para adquirir riquezas.
Esta é uma discussão interessante porque sem o trabalho não vem o progresso; no
entanto, a posse da matéria é ilusória. Quantos de nós se dizem donos de uma
porção de terra, mas esta terra já estava aqui antes de nós?
E quando nós partirmos? A terra ainda estará aqui! E nós somos donos de
que matéria, se quando desencarnamos não levamos nada conosco?
A nossa verdadeira propriedade está voltada para as coisas do espírito,
e não da matéria!
O desapego a matéria não é necessariamente abandonar os bens materiais,
mas somente não dar à matéria maior importância, do que o progresso espiritual,
o progresso moral, e o progresso intelectual.
O que é ser próspero? É você ter um pouco de tudo, de forma que nada lhe
falte. Exemplo: vale a pena você ter dinheiro, se você não tem saúde para
usufruir deste dinheiro?
Outra lição do mestre neste trecho do Evangelho, é o de não violentar a
consciência de outras pessoas, ou seja, não querer impor a nossa doutrina
diante das outras pessoas. Nós devemos respeitar as outras pessoas, mantendo as
nossas consciências em paz. E aí também se entende ao respeito àqueles que
pensam diferente de nós! (Portanto, não devemos usar de proselitismo, ou seja,
tentar converter alguém para determinada religião).
É necessário também acolher a todos que procuram o Espiritismo, sem
exceção!
Da mesma forma, nós devemos deixar em paz todos aqueles que repelem o
Espiritismo, acolhendo o seu entendimento (muitas encarnações foram necessárias
para acolhermos o Espiritismo e o Evangelho como norma de conduta, e não cabe
nenhuma imposição para outra pessoa neste sentido, pois se trata de um processo
de conscientização do Espírito).
No final, todos chegaremos ao mesmo entendimento, cada um ao seu tempo,
não importa o tempo que for preciso para o Espírito.
Último trecho do Evangelho "lembrar-vos das palavras do Cristo:
antigamente o céu era tomado com violência, mas hoje o será pela caridade e
pela doçura", se justifica porque a lei mosaica permitia a morte dos
infiéis para se obter a terra prometida, e com o advento da doutrina do Cristo,
o entendimento é que o céu tem que ser conquistado é algo que virá do amor, da
caridade, e do perdão.
Que estas palavras calem fundo em nossos corações, e que tenhamos
equilíbrio nas posses materiais (minimizando a sua importância), que possamos
confiar na Providência Divina, e que possamos disseminar a verdade e o bem para
as pessoas de boa-vontade e que estejam receptivas à Boa Nova!
Que assim seja!
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