Pular para o conteúdo principal

EVANGELHO DE 08 DE JUNHO DE 2017 - JUSTIÇA DAS AFLIÇÕES

lição do Capítulo V (Bem Aventurados os aflitos)
JUSTIÇA DAS AFLIÇÕES
                 3 – As compensações que Jesus promete aos aflitos da Terra só podem realizar-se na vida futura. Sem a certeza do porvir, essas máximas seriam um contrassenso, ou mais ainda, seria um engodo. Mesmo com essa certeza, compreende-se dificilmente a utilidade de sofrer para ser feliz. Diz-se que é para haver mais mérito. Mas então se pergunta por que uns sofrem mais do que outros; por que uns nascem na miséria e outros na opulência, sem nada terem feito para justificar essa posição; por que para uns nada dá certo, enquanto para outros tudo parece sorrir? Mas o que ainda menos se compreende é ver os bens e os males tão desigualmente distribuídos entre o vício e a virtude; ver homens virtuosos sofrer ao lado de malvados que prosperam. A fé no futuro pode consolar e proporcionar paciência, mas não explica essas anomalias, que parecem desmentir a justiça de Deus.
                Entretanto, desde que se admite a existência de Deus, não é possível concebê-lo sem suas perfeições. Ele deve ser todo poderoso, todo justiça, todo bondade, pois sem isso não seria Deus. E se Deus é soberanamente justo e bom, não pode agir por capricho ou com parcialidade. As vicissitudes da vida têm, pois, uma causa, e como Deus é justo, essa causa deve ser justa. Eis do que todos devem compenetrar-se. Deus encaminhou os homens na compreensão dessa causa pelos ensinos de Jesus, e hoje, considerando-os suficientemente maduros para compreendê-la, revela-a por completo através do Espiritismo, ou seja, pela voz dos Espíritos.

Nós vamos falar das bem-aventuranças que Jesus disse no Sermão da Montanha, e vamos começar por isso que Capítulo que vai ser muito benéfico para todos nós!

Então hoje nós vamos falar de uma lição muito importante, porque nós estamos encarnados em um planeta de provas e expiações, nós passamos por nossas provas, pelas nossas experiências, isso para nós é uma coisa muito importante, ao contrário do que parece (parece que nós vivemos apenas em ondas de sofrimento, mas de fato, nós estamos em zonas de aprendizado, de corrigenda para o nosso Espírito, para o nosso crescimento, e para fazermos a nossa felicidade de amanhã).

Nós não construímos em Areia (porque a dor vai nos fortalecer), e sim através da fé e da confiança, onde nós vamos construindo a nossa vida futura em rochas fortes e sólidas, e que vão nos fortalecer (que nos trarão o aprendizado e o conhecimento), e através disso, o que pode acontecer com a gente (nós teremos uma vida mais feliz)!
As compensações a qual o Mestre Jesus se referiu só poderiam ser realizadas em uma vida futura (e só a certeza do porvir dava força ao discurso, senão o tornaria um contrassenso, seria uma mentira, e nos sentiríamos enganados). E por que não nessa vida, mas em uma vida futura?
Nós estamos hoje com a colheita do passado (ontem nós plantamos, hoje é a vez de nós colhermos). Hoje nós estamos plantando novamente para colhermos amanhã!
O que eu já estou fazendo de melhor na minha vida hoje para ter uma colheita amanhã?
Se eu tiver a conduta de seguir as leis, e de trabalhar a minha transformação, eu começo a colher já ainda nesta vida! (e quando chegar à outra vida, eu terei uma colheita plena).
Quantos de nós vivemos as agruras pelas consequências de um mau plantio? E hoje nós precisamos restabelecer isto, porque nós não podemos chegar numa vida futura e sermos felizes, com pendências do passado! (o banco já mais emprestará dinheiro para aquele que está devendo, e a vida espiritual funciona da mesma forma).
Se nós temos débitos, nós temos que quitar os mesmos, antes de procurarmos novos créditos!
Porque eu preciso sofrer para ter felicidade? Se nós fossemos felizes sempre, e se sempre tivesse sido tudo muito simples e muito fácil para nós, que valor nós daríamos para a vida?
Na lei de causa e efeito ontem eu prejudiquei, e hoje eu estou sendo prejudicado, e isto está me ensinando a não prejudicar novamente! (se eu prejudiquei quem quer que seja eu terei que pagar na mesma moeda, ou eu terei que restaurar aquilo que eu destruí no meu irmão: Seja vida, seja a parte financeira, seja a parte familiar, seja a parte profissional, etc.)
Muitas vezes estamos recebendo graças, e não estamos percebendo aquilo que estamos recebendo! (exemplos: Saúde, o nosso corpo perfeito, a vida que Deus nos deu). Tudo que recebemos é empréstimo de Deus, e ainda não nos cabe dilapidar aquilo que não nos pertence!

Deus não faz distinção entre seus filhos ele ama a todos igualmente, como Jesus nos disse: "a cada um será dado conforme suas obras". Aquilo que plantarmos colheremos, e as boas obras que fizermos nós receberão!

Jesus disse que se nós déssemos um copo de água com boa vontade nós receberíamos um galardão (recompensa por serviços valiosos). Imagine então nas grandes coisas!

A síntese desta lição é que existe então uma causa justa para as nossas aflições de hoje, os nossos sofrimentos, os nossos obstáculos, as nossas dificuldades. Já que nós sabemos disso, o que nós precisamos fazer?
Resposta: Fazer um grande mergulho dentro de nós mesmos, fazer uma Grande Viagem dentro de nós mesmos!

As reflexões: O que estamos fazendo de nossas vidas? O que eu estou fazendo com os patrimônios sagrados que eu recebi? (família, corpo, saúde, conhecimento). Nós estamos praticando a? Nós estamos levando para alguém, ou estamos guardando apenas para nós mesmos? E o nosso orgulho? Estou cuidando apenas de mim? Estou distribuindo com o coração para alguém? Estou dando um simples abraço em uma pessoa que se encontra em uma situação difícil? Estou falando: Deus é bom, tenha paciência, vai passar?

Todas essas são bênçãos estamos plantando, para que um dia nós também possamos receber isso de alguém também! Outra questão, é que não nos cabe julgamento de ninguém, pois não conhecemos nem o passado e nem o futuro dos outros, por que atrás daquilo que nós vemos existe uma cortina, e nós só conseguimos ver o que está bem diante de nós!

Todas as situações da vida são passageiras, e tudo está sobre o controle de Deus! Nós não passaremos a eternidade em aflições, basta pedir ajuda a Deus que ela chegará até nós! E fazemos um bom plantio, para obtermos uma boa colheita!

Que Jesus nos abençoe nos ampare, nos fortaleça nessa lucidez do Evangelho, que nós possamos realmente colocar os nossos corações nesse intuito de sabermos que nessa vida estamos aqui passando por esse momento, para o nosso aprendizado; é como se fossemos a escola para fazer a lição de uma matéria que talvez nós nos simpatizássemos com ela (que são as nossas dificuldades), mas se nós não fizermos a matéria, nós não passaremos adiante. Nós precisamos amar a nossa vida, contudo que ela nos trás, pois estamos mergulhados numa viagem de aprendizados e experiências!

Graças a Deus!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO SOCORRO ESPIRITUAL CAP 7

                               DO LIVRO MISSIONÁRIOS DA LUZ CAP. 7                        Alexandre possuia vastíssimas experiências médicas. Minhas aquisições nesse terreno, em comparação com as dele, representavam conhecimentos pálidos.                 _ Tenho ainda hoje uma assembléia de esclarecimentos a irmãos encarnados.                  _  Estou aprendendo e não devo perder a oportunidade.(André Luis)                      Saímos     ...

EVANGELHO DE 09 DE MARÇO DE 2017 - NÃO VOS AFADIGUEIS PELA POSSE DO OURO

NÃO VOS AFADIGUEIS PELA POSSE DO OURO: "Não vos inquieteis pela posse do ouro, nem da prata, ou de outra moeda em vossa bolsa. Não prepareis nem um saco para o vosso caminho, nem duas roupas, nem sapatos, nem bastão, porque aquele que trabalha merece ser alimentado.” Jesus disse aos seus apóstolos, ao enviá-lo a anunciar a boa nova pela primeira vez... Ao entrardes na casa, saudai-a, dizendo: Que a paz esteja nessa casa. E se aquela casa na realidade o merecer, virá sobre ela a vossa paz; e se não o merecer, tornará para vós a vossa paz. Se alguém não quiser vos receber, nem vos escutar, ao sair para fora da casa, ou da cidade, sacudi o pó de vossos pés. Em verdade eu vos digo, no dia do julgamento Sodoma e de Gomorra, serão tratadas com menos rigor do que essa cidade.. "  (Mateus, X: 9-15) Meus Irmãos eu lhes pergunto: O dinheiro traz a felicidade? E eu respondo: depende o que você for fazer com ele! O verbo afadigar significa se apressar, ou se inqu...

LIVRO MISSIONÁRIOS DA LUZ ( ANDRÉ LUIZ) CAP. 8

                               LIVRO MISSIONÁRIOS DA LUZ     CAP. 8    Alexandre informou que teriam a seguir um trabalho relativo aos problemas de mediunidade e psiquismo a alguns amigos encarnados, queriam aproveitar os minutos de sono físico.    Esse grupo de estudantes terrestres já possui certa expressão numérica, falou Alexandre, no entanto falta ainda determinadas qualidade essenciais para funcionar com proveito, por isso é preciso formar companheiros de conhecimentos mais construtivos.     Para isso,  criou-se um curso de esclarecimento para melhorar a situação, e disse, "nem todos sabem valer-se das horas de sono físico, para o incentivo de semelhantes aquisições, mas se alguns lavradores mais corajosos não se dispuserem a cultivar algumas semente...