2ª lição do Capítulo V (Bem Aventurados os aflitos) - Causas atuais das aflições (itens 4 e 5).
"As vicissitudes da vida são de duas espécies, ou, se quisermos, tem duas origens bem diversas, que importa distinguir: umas têm sua causa na vida presente; outras, fora desta vida."
A reflexão que devemos fazer é a de como estamos levando a vida! Se nós pararmos para reflexão podemos ser levados a encarar a vida com pessimismo. Nós esquecemos que os principais responsáveis pelas nossas vidas, somos NÓS MESMOS!
Nós podemos achar diversas desculpas para culpar outra pessoa, ou culpar outra situação externa que não seja a nossa, porém, nós nos esquecemos de que na maioria das vezes nós é que procuramos essas situações, se não nessa, em outra vida!
Vale a pena nós começarmos a observar o que nós estamos fazendo hoje, para sabermos como nós vamos estar amanhã, e aí é como foi dito neste trecho do evangelho: no ano só existem dois dias que nós não podemos fazer nada (ontem, e o amanhã).
O amanhã é uma consequência de o quê nós plantarmos hoje, que é a esperança que nós temos que mesmo com tantas aflições que nós sofremos durante o nosso dia-a-dia, nós temos que ter essa força e esta Consciência de plantar esperança no amanhã, e num bom dia, porque se ontem o sol já foi de ontem, amanhã nós temos que ter fé que ele vai estar aí de novo, e devemos ter essa força de nos melhorar, tentar fazer de novo, tentar fazer diferente (continuar questionando quem você é não vai resolver o problema)!
Muitas vezes achamos que devemos sofrer para sermos felizes, e realmente, o sofrimento trata-se de um depurador. O sofrimento é uma lição que a vida nos dá. Trata-se de uma das matérias que a vida tem para nós (e uma das mais difíceis), que nos obriga a aprender.
Nós temos a concepção errada que nascemos para sofrer, na verdade nós NÃO NASCEMOS PARA SOFRER!
Deus quer para nós a felicidade! Jesus veio passar para nós o caminho da felicidade!
Deus nos diz: “Eu preciso que você colha o fruto da árvore que está lá do outro lado!" trata-se da árvore da felicidade, mas você deve caminhar com as suas próprias pernas! Nós temos a capacidade de escolher: Se ouvirmos o conselho Dele quando saímos de casa, nós pegaremos um caminho menos tortuoso e mais seguro, senão, nós podemos cair por caminhos enlameados, com pedregulhos, e que será bem mais difícil!
Esse é um bom momento para começarmos a refletir: não se trata somente do centro que eu frequento, da igreja que eu vou, mas como nós estamos lidando com nossos familiares, como estamos lidando com os nossos amigos, como estamos lidando com o nosso trabalho, e por fim, como estamos lidando com nós mesmos?
Será que eu sou a pessoa que mais me ama, e que está tendo apreço pela minha própria evolução?
As causas das aflições são apenas as sementes que nós mesmos já plantamos, e que hoje estamos colhendo! Porém, não precisamos continuar nessa plantação: nós podemos mudar o rumo dos nossos destinos! Caberá a cada um ter a luz, o clarão no coração, para mudarmos as nossas atitudes!
Tudo passa por nossas atitudes, pelos nossos pensamentos, e pelos nossos sentimentos (o que estamos fazendo hoje, e onde estaremos amanhã)!
Nós não devemos esperar pelo amanhã, pois se trata de uma perspectiva! Só nós podemos mudar isso! Nós devemos começar no HOJE, pois se trata de um presente que Deus nos deu (o de tocar a nossa própria vida).
Nós nunca devemos nos esquecer de que ainda nos encontraremos em um planeta de provas e expiações, sendo essas provas proporcionais ao tamanho daquilo que viemos aprender. Portanto, nós devemos observar as nossas condutas, mas não podemos deixar ter esperança, e a mesma só irá prosperar com o nosso trabalho, com o nosso empenho!
Nós estamos no lugar certo, na hora certa, no momento certo, porque Deus acredita que nós podemos dar um passo à frente com todas essas condições, porque Ele confia em cada um de nós, assim como Jesus confia em cada um de nós!
Ele sabe da nossa capacidade, e que podemos andar muito mais: a passos muito largos! Basta estender a mão, ter fé e esperança, que nós conseguiremos com toda certeza!
Que Jesus os abençoe!
Comentários
Postar um comentário