O QUE É PRECISO PARA SER SALVO, PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO
EVANGELHO DE 01/10/15 - CAP. XV
Um homem, que descia de Jerusalém para Jericó, caiu nas mãos de ladrões que o despojaram, cobriram-no de feridas e se foram, deixando-o semi-morto. Aconteceu, em seguida, que um sacerdote descia pelo mesmo caminho e tendo-o percebido passou do outro lado. Um levita, que veio também para o mesmo lugar, tendo-o considerado, passou ainda do outro lado. Mas um Samaritano que viajava, chegando ao lugar onde estava esse homem, e tendo-o visto foi tocado de compaixão por ele. Aproximou-se pois, dele, derramou óleo e vinho em suas feridas e as enfaixou; e tendo-o colocado sobre o seu cavalo, conduziu-o a uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte, tirou duas moedas e as deu ao hospedeiro dizendo: Tende bastante cuidado com esse homem, e tudo o que despenderdes a mais, eu vos restituirei no meu regresso.
Qual desses três vos parece ter sido o mais próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões? o doutor respondeu: Aquele que exerceu a misericórdia para com ele. Ide pois, lhe disse Jesus, e fazei o mesmo (São Lucas cap X v. 25 a 37 ESE)
Caridade - é o único tesouro que quando dividido se multiplica não existe caridade sem esquecimento das ofensas e das injúrias, não existe caridade com ódio no coração, não existe caridade sem perdão.
Fazer o bem sem olhar a quem, não importa que seja rico ou pobre, indefinidamente temos que nos doarmos para aqueles que necessitam. A verdadeira caridade é praticada em segredo, a verdadeira caridade é aquele a quem se faz, ignora a quem recebe, quem fez, é aquela historia o que a mão direita faz, a mão esquerda não deve ver.
A Caridade é um exercício espiritual, quem pratica o bem coloca em movimento forças da alma.
Quando os mentores e os Guias nos recomendam com insistência a prática da caridade, eles estão nos orientando no sentido de nossa própria evolução.
Não se tratando de uma indicação ética, mas de profundo significado Filosófico. Se formos caridosos na nossa passagem pela crosta, poderemos evoluir o nosso espírito para uma vida futura.
Antes de julgarmos uns aos outros temos que julgar somente a nos mesmos, ver as consequências de nossos atos, fazendo a reforma íntima e assim estaremos preparados de coração e alma para a prática da verdadeira caridade, seremos vasos limpos que teremos alcançado a perfeição nas mãos de nosso Pai Criador, pois Ele é o Oleiro e temos que ser argila de qualidade para que o vaso não trinque e não se quebre, sendo assim num vaso limpo a água colocada nele nunca se sujará e vai ficar sempre limpa e transparente.
Caridade e humildade, é o único caminho para a salvação. Egoísmo e orgulho, é o caminho para a perdição, é o côncavo e o convexo, se você não ama o próximo verdadeiramente também não ama a Deus.
Não podemos amar a Deus sem praticar a caridade com o nosso próximo, é um ensinamento moral.
A caridade não se alegra com a injustiça, e sim com a verdade, ela está ao alcance de todos, do ignorante ao sábio, do rico ao pobre, é independente de qualquer crença, a caridade precisa ser a reunião de todos, todos demonstrando as qualidades do coração na bondade, na benevolência para com o próximo.
Deus Criador é único, sendo adorado por todos, porém crenças diferentes separam os adoradores em classes diferentes, e caminhos, muitas vezes causando conflitos entre si ao invés de se darem as mãos e num só amor orarem uns pelos outros, entretanto se amaldiçoam e brigam entre si, não é a igreja que faz a pessoa ser mais cristãs, e sim a fé, a caridade, o amor para com o próximo. Esse ensinamento na Terra está gravado no coração daqueles que Jesus dirá: - Passe a direita abençoado de meu Pai, serão reconhecidos pelo perfume da caridade que exala em torno de si, é o reflexo do mais puro Cristianismo, o homem jamais se perderá se aplicar a si mesmo essas máximas.
Deixem que a caridade controle todas as suas boas ações, pois ela além de impedir-lhes de fazer o mal, vai ensinar-lhes a fazer o bem. Agradeçamos meus irmãos a Deus que nos permitiu esse ensinamento e desfrutarmos da luz do espiritismo, pois ajuda-nos a compreender melhor os ensinamentos do nosso Amado Jesus e nos tornar melhores cristãos.
Assim, se praticarmos a caridade, independente da religião que seguimos, seremos discípulos de Jesus.
Comentários
Postar um comentário