"Não sou feliz! A felicidade não foi feita para mim! Exclama geralmente o homem, em toda as posições sociais. Isto prova, meus caros filhos, melhor que todos os raciocínios possíveis, a verdade desta máxima do Eclesiastes: “A felicidade não é deste mundo”. Com efeito, nem a fortuna, nem o poder, nem mesmo a juventude em flor, são condições essenciais da felicidade. Digo mais: nem mesmo a reunião dessas três condições, tão cobiçadas, pois que ouvimos constantemente, no seio das classes privilegiadas, pessoas de todas as idades lamentarem amargamente a sua condição de existência.
Diante disso, é inconcebível que as classes trabalhadoras invejem com tanta cobiça a posição dos favorecidos da fortuna. Neste mundo, seja quem for, cada qual tem a sua parte de trabalho e de miséria, seu quinhão de sofrimento e desengano. Pelo que é fácil chegar-se à conclusão de que a Terra é um lugar de provas e de expiações.
Assim, pois, os que pregam que a Terra é a única morada do homem, e que somente nela, e numa única existência, lhe é permitido alcançar o mais elevado grau de felicidade que a sua natureza comporta, iludem-se e enganam aqueles que os ouvem"
Temos aqui várias outras interpretações dessa lição e até pedimos licença literária para perguntar a felicidade não é desse mundo ainda, porque esse ainda? Pois nosso objetivo enquanto seres humanos estudantes, trabalhadores da Seara do Cristo é a evolução, ou seja nós temos a certeza que esta não é a nossa única existência e nem a última, então quando falamos que a felicidade não é desse mundo, os responsáveis por esse planeta, somos nós de certa forma e o que isso quer dizer? que a construção da felicidade depende de cada um essa luta para tornar esse planeta feliz, planeta de regeneração depende de cada um de nós do esforço de todos porque no caso, não é um esforço só para transformar mas também é o merecimento de podermos usufruir de um planeta melhor, que o nosso está hoje.
Existiram diversos filósofos que se debruçaram sobre esse tema a felicidade.A felicidade é uma questão humana, e o espiritismo nos traz é uma nova visão sobre o assunto.
Desde sempre e por vezes nos pegamos pensando eu não sou feliz porque eu não tenho... porque não aconteceu... colocando a nossa felicidade em uma outra coisa, por vezes, nós seres humanos fazemos isso, é raro como diz o evangelho um ser humano que é feliz plenamente, talvez tenha passado um rapaz por aqui, há uns dois mil e dezessete anos atrás mais ou menos, que nos mostrou o que é a felicidade, mas antes de falar desse rapaz, temos uma passagem muito bonita, porque a felicidade vem através daquilo que ele nos ensinou, na verdade uns cem anos antes dele nascer, lá em Israel havia dois sábios e um jovem; como sabemos a juventude de todos os tempos é apressada, esse jovem queria aprender a bíblia de maneira rápida, mas com uma condição, ele, o sábio teria que lhe ensinar enquanto o jovem pudesse se manter em um pé só , pediu para um dos sábios o primeiro de nome Chamai: - Mestre me ensine a bíblia enquanto eu puder aguentar ficar num pé só, quero que você me ensine toda a bíblia. Chamai respondeu: - Não, não posso, isso é impossível de se fazer.
- Então procurarei outro disse o jovem
O jovem buscou outro sábio com a mesma proposta: - Mestre me ensine o que tem na bíblia enquanto eu me aguentar em um pé só, e se você conseguir vou seguir a sua doutrina sem questioná-lo.
Esse mestre respondeu:- Vem coloque-se em posição. -" Todo ensinamento que contém nesse livro se resume em AME" e não disse mais nada, o aluno perguntou então: -É só isso? Sim, somente isso respondeu o Mestre.
Porque na verdade esse livro e todos os outros que virão, o resumo será esse, e o que está aí é só a simples explicação disso. Cem anos depois nasce Jesus, traz a proposta de amor ao próximo, estamos falando de felicidade, de amor ao próximo, pois é impossível, ser feliz sem amar ao próximo, sem amar a si mesmo quando passamos a amar o outro, passamos a compreender as suas falhas porque sabemos que nós mesmos temos coisas a melhorar até chegarmos à felicidade, é o nosso caminho, portanto o nosso transporte é o amor, se aprendermos a amar ao próximo, como amamos a nós mesmos, vamos conseguindo crescer um pouco mais ame -se tenha amor próprio, veja, reflita suas ações, quando tivermos as melhores ações, num caminho mais iluminado, então teremos esse amor para doarmos aos outros. Jesus ensinou isso para nós, esse é o caminho, na verdade estava lá todo o tempo o evangelho, todos nós estávamos procurando e o evangelho estava lá, que tão bem vem nos ensinar,que tudo na verdade, trata-se de cumprir as leis que regem o universo, o amor é o caminho que nos leva a felicidade e não somente o amor carnal, por vezes confundimos muito a felicidade com o prazer nosso planeta é um planeta em transição e a felicidade é plenitude, quando Jesus disse "meu reino não é deste mundo"está falando da felicidade, de ser feliz e não estar feliz; pode estar alegre, mas ainda não feliz plenamente, pois costumamos confundir a felicidade com prazer, trocar de carro, comprar uma casa maior, depois de uma casa maior comprar uma casa na praia, sermos feliz só depois que acontecer alguma coisa, quando é que vamos ser de fato felizes? Porque o carro é do ano durante um breve período aumentar a casa, quando chegaremos à felicidade? o que vai bastar para nós sermos felizes? a filosofia sempre busca a questão da felicidade, e vários filósofos dizem que quanto menos apego tivermos às coisas, aos vícios, a matéria que vai ficar para trás, assim que partirmos desse plano para outro plano, mais felizes seremos pois não teremos medo de perdermos aquilo que nos satisfaz a vontade.
Quando temos algo que nos condiciona a ser feliz talvez não seja felicidade é o prazer de possuir algo, devemos sempre fazer essa reflexão, se estamos de fato buscando a felicidade ou só momentos de alegria e prazer que são passageiros, lembrar que o caminho verdadeiro para a felicidade é ´amor, a Deus, ao próximo, a si mesmo procurar evoluir, entender e estudar e acima de tudo nos melhorarmos porque se estamos hoje no mundo de provas e expiações devemos parar para refletir um pouco que Deus não é injusto, não é mal, estamos no lugar certo na hora certa devemos fazer dessa hora ser a mais proveitosa possível trabalhando, nos melhorando, nos purificando porque aí vamos passar para um outro patamar, por planetas que já experimentam a felicidade, ou vamos transformar a Terra mesmo num planeta que vai experimentar a felicidade esse é o destino, mas nós temos que ter a condição de estar aqui, é como se fosse uma escola, um aluno que passe de ano sem que esteja preparado para isso, colocar a sociedade sem que esteja preparada para isso? a analogia mais próxima é essa, estamos aqui repetentes mas estamos aqui batalhando e com a certeza de que esse ano passaremos, vamos passar e tentar dar o máximo de nós para ter o privilégio de estar num lugar melhor Jesus acredita em cada um de nós senão não teria vindo até aqui, Deus acredita em cada um de nós senão não teria nos criado, agora nós precisamos acreditar em nós mesmos expurgar o velho homem e colocar para dentro um novo, tirar o orgulho, o egoísmo e colocar para dentro o amor, caridade em todas as suas faces
Fica para nós essa reflexão que a felicidade não é desse mundo , ainda, depende do nosso esforço , de nós mesmos, da nossa batalha, da nossa fé da nossa perseverança de querer a modificação para começarmos a experimentar essa felicidade.
Comentários
Postar um comentário