Do livro MISSIONÁRIOS DA LUZ - André Luiz - CAP. 03 Desenvolvimento Mediúnico
... "Por enquanto, nossos esforços são mais frutíferos ao círculo dos desencarnados infelizes. As atividades beneficentes da casa concentram-se neles, em maior porção, porque os encarnados, mesmo
aqueles que já se interessam pela prática espiritista muito raramente se dipõem, com sinceridade, ao aproveitamento real dos valores legítimos de nossa cooperação.
É muito lenta e difícil a transição, entre a animalidade grosseira e a espiritualidade superior. Nesse sentido , há sempre, entre os homens, um oceano de palavras e algumas gotas de ação"
O diretor proferiu tocante prece, no que foi acompanhado por todos os presentes.
- Alguns- explicou Alexandre - pretendem a psicografia, outors tentam a mediunidade de incorporação. Infelizmente, porém, quase todos confundem poderes psíquicos com funções fisiológicas . Acreditam no mecanismo absoluto da realização e esperam o progresso eventual e problemático, esquecidos de que toda edificação da alma requer disciplina, educação, esforço e perseverança. Mediunidade construtiva é a língua de fogo do Espírito Santo, luz divina para a qual
é preciso conservar o pavio do amor cristão, o azeite da boa vontade pura. Sem a preparação necessária , a excursão dos que provocam o ingresso no reino invisível é, quase sempre, uma viagem nos círculos de sombra. Alcançam grandes sensações e esbarram nas perplexidades dolorosas. Fazem descobertas surpreendentes e acabam nas ansiedades e dúvidas sem fim. Ninguém pode trair a lei impunemente, e, para subir, Espírito algum dispensará o esforço de si mesmo, no aprimoramento íntimo.....
- O Espiritismo cristão é a revivescência do Evangelho do Nosso Senhor Jesus Cristo, e a mediunidade constitui um de seus fundamentos vivos. A mediunidade, porém não é exclusiva dos chamados "mediuns". Todas as criaturas a possuem, porquanto significa percepção espiritual, que deve ser incentivada em nós mesmos. Não bastará , entretanto, perceber. É imprescindível santificar essa faculdade, convertendo-a no ministério ativo do bem.
A maioria dos candidatos ao desenvolvimento dessa natureza, contudo, não se dipõe aos serviços preliminares de limpeza do vaso receptivo. Dividem, inexoravelmente, a matéria e o espírito, localizando -os em campos opostos, quando nós, estudantes da Verdade, ainda não conseguimos identificar rigorosamente as fronteiras entre uma e outro, integrados na certeza de que toda organização universal se baseia em vibrações puras. Inegavelmente, meu amigo - não desejamos transformar o mundo em cemitério de tristeza e desolação. Atender a santificada missão do sexo, no seu plano respeitável, usar um aperitivo comum, fazer a boa refeição, de modo algum significa desvios espirituais; no entanto, os excessos representam despedícios lamentáveis de força, os quais retêm a alma nos círculos inferiores. Ora, para os que se trancafiam nos cárceres de sombra, não é fácil desenvolver percepções avançadas. Não se pode cogitar mediunidade construtiva, sem o equilíbrio construtivo dos aprendizes na sublime ciência do bem viver.
O orientador acrescentou: - Nossos irmãos sonham edificar maravilhosos castelos, sem base: alcançar imensas descobertas exteriores, sem estudarem a si próprios; mas, gradativamente, compreenderão que mediunidade elevada ou percepção edificante não constituem atividades mecânicas da personalidade e sim conquistas do Espírito, para cuja consecução não se pode prescindir das iniciações dolorosas, dos trabalhos necessários, com a auto educação sistemática e perseverante. Compete-nos, portanto ajudá-los no caminho educativo.
Comentários
Postar um comentário